IDENTIFICAÇÃO DO CURSO
Especialização do tipo Pós-graduação, Latu Senso, em Pedagogia Antroposófica
Áreas de conhecimento: Pedagogia, psicologia, administração escolar, orientação educacional.
Clientela: Portadores de Diplomas de Graduação ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação fornecido por instituições reconhecidas e/ou autorizadas a funcionar pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC, nas áreas de Pedagogia, Psicologia, e Áreas afins.
Objetivo Geral: Auxiliar na qualificação e capacitação de profissionais para aprimoramento profissional, a fim de permitir aos egressos participarem de atividades efetivas de práticas Pedagógicas e terapêuticas nos seus ambientes de trabalho.
Objetivos específicos:
- Proporcionar conhecimentos aos profissionais para desenvolverem habilidades, atitudes e competências para a atuação com a criança e jovem;
- Disponibilizar aos participantes instrumentos e técnicas voltados para a melhoria das relações interpessoais;
- Permitir que um maior número de profissionais que não tenham qualificação na área possa obter o conhecimento, a compreensão e as formas de utilização das ferramentas básicas para atuação como educador;
- Disponibilizar métodos e técnicas para compreensão, por parte de cada participante, do papel estratégico do profissional na melhoria do serviço prestado para as classes;
- Possibilitar condições para o desenvolvimento do potencial gerencial e administrativo dos participantes, incentivando-os a praticarem os conhecimentos em suas empresas;
- Ampliar os conhecimentos teóricos e práticos sobre a gestão da informação e sua aplicação nas atividades das empresas;
- Desenvolver, senso crítico para praticar a filosofia Antroposófica em qualquer tipo de organização educacional.
Justificativa: A demanda por trabalhos com jovens e crianças exige capacitação constante. Estando a sociedade contemporânea em permanente mutação, é premente a necessidade da mudança transiente dos modelos de educação, capazes de atender aos anseios do desenvolvimento humano.
É comum a busca de mestres, educadores e terapeutas por uma nova forma de atender as crianças e jovens. Nesta procura muitos se encontram com a Pedagogia Antroposófica, também conhecida como Pedagogia Waldorf ou Steineriana. Este ano a Pedagogia Antroposófica completa um século e tem escolas organizadas na maioria dos países do mundo inteiro, representando um movimento que congrega milhares de alunos, pais e professores que praticam os objetivos elencados na ementa desta proposta.
Constatamos uma grande demanda de professores, para todos os níveis, que se espalha para todos os países. A escola Acalento, assim como outras escolas Waldorf na Bahia, encontra grande dificuldade em contratar professores capacitados para atuarem em sala. Pode-se facilmente constatar em redes sociais a procura por professores com conhecimento mínimo, da filosofia e praticas dessa pedagogia.
A oferta da turma do Curso de Pós-Graduação em Pedagogia Antroposófica, ora proposta e a sua efetiva oferta, visa especializar profissionais na condução em sala de aula, assim como no lidar com as questões especificas a cada etapa do desenvolvimento, significando um grande avanço para a difusão de práticas salutar ao desenvolvimento humano.
A globalização e o advento das mídias trouxeram grandes contribuições para humanidade, ao mesmo tempo em que antecipa alguns movimentos maturacional do individuo, levando os jovens a apatia e muitas vezes, a autoflagelação, tentativa de suicídio e ao suicídio propriamente dito. Por outro lado o mercado exige, cada vez mais, pessoas preparadas para tomarem iniciativas criativas, responsabilizando-se pelas consequências. As pessoas melhores preparadas são aquelas que desenvolveram e otimizaram livremente suas capacidade singulares o que de fato hoje é realizado nas escolas Antroposóficas.
São poucos, no entanto, os educadores efetivamente preparados para realizarem esse tio de tarefa. Entre a ideia de uma educação libertadora e a prática, há um longo caminho a percorrer. Sendo assim, toda esta categoria profissional deve estar comprometida com o desenvolvimento e com a atuação diferenciada, sob pena de perder seu espaço junto à sociedade em geral.
Neste contexto os profissionais precisam estar capacitados para ajudar seus alunos a desenvolverem suas habilidades e capacidades. A proposta de oferta desta turma do Curso de Pós-graduação em Pedagogia Antroposófica e a continuidade sistemática da oferta vem ao encontro das necessidades identificadas pela Escola Acalento, mensuradas pela procura intensa de informações de supostos candidatos via telefone e mídias sociais e, sobretudo, pela presença física de pretensos candidatos em palestras e cursos livres ministrados no espaço da Acalento.
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CURSO
Oferta de Aulas, Duração e Período de Integralização do Curso:
O curso funcionará nos turnos noturno e diurno, durante os fins de semana, dentro dos seguintes horários:
Sextas-Feiras - 19h às 22h
Sábados e Domingos - 8h30 às 17h30
A carga horária será de 600 horas, distribuídas em 3 módulos com duração total de integralização em 18 meses.
Instalações (salas de aula, bibliotecas, equipamentos, etc.)
- Serão utilizadas as instalações e equipamentos da Escola Acalento, que se encontra devidamente equipada para tal mister.
- Biblioteca: Será utilizado o acervo bibliográfico da própria Escola Acalento, que conta com um número bastante significativo de livros e periódicos para auxílio no desenvolvimento das pesquisas.
- As cópias reprográficas utilizadas no curso serão custeadas pelos alunos.
Administração e Organização
A estrutura organizacional administrativa do curso obedecerá ao disposto
I - Um colegiado, como órgão deliberativo;
II – Uma coordenação, como órgão executivo do colegiado;
III – Uma secretaria, como órgão de apoio administrativo.
A organização e administração ficam a cargo do Sitio Colorido Creche Escola Ltda. com a chancela da Fundação Visconde de Cairu
Coordenador do curso
Miriam Teles von Hauenschild (Escola Acalento)
Mensalidade
18 parcelas de R$ 390,00
(Em Setembro de 2019, conseguimos uma redução de 39% no valor inicial de R$ 650,00, em virtude do apoio financeiro de um grupo de amigos da escola, na Alemanha)
O impulso de trazer o curso de pós-graduação em pedagogia Antroposófica, para Lauro de Freitas, só foi possível com a parceria dos professores. Para que pudéssemos chegar a este preço, alguns docentes aceitaram receber 43% a menos, do que normalmente recebem por hora aula.
Nossos principais docentes estão vindo de São Paulo, Brasília, Florianópolis e Minas Gerais com traslado, acomodação, alimentação e, claro, honorários por conta do curso.
A escola Acalento tem oferecido cursos de Práticas Pedagógicas Antroposóficas a preços módicos. Todavia esse curso, além das despesas com os professores acima descritas, temos também despesas com a chancela, material pedagógico, limpeza, pessoal de apoio e administrativo e aluguel do espaço.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A partir da avaliação é possível aferir os resultados alcançados pelos discentes considerando as competências estabelecidas através do perfil profissional, de modo a favorecer o percurso deste e regular as ações de sua formação, e certificar sua formação profissional.
Abaixo relacionamos alguns aspectos que deverão ser utilizados como critério de avaliação no curso de Pós-graduação em pedagogia Antroposófica:
• Frequência no horário regular das aulas e atividades programadas; • Estudos realizados a partir das referências bibliográficas e eletrônicas sugeridas;
• Questionamentos e reflexões colocados em sala de aula, fundamentadas nas leituras e nas aulas;
• Produção de textos e apresentação de trabalhos
• Entrega de trabalhos nos prazos previstos
• Preparação, organização e participação em Seminários.
• Participação em eventos científicos e culturais, devidamente comprovada;
• Planejamento de situações práticas consoantes com um modelo teórico estudado;
• Trabalho Final de Curso. O professor deverá fazer uso das atividades acima descritas conforme a adequação das mesmas em sua disciplina. O Trabalho Final de Curso será considerado como disciplina, sendo anotado no histórico escolar do aluno o termo “Monografia” e deverá evidenciar domínio do tema escolhido e capacidade de sistematização.
- Para realização do Trabalho Final o aluno deverá escolher um orientador, credenciado pelo curso. Por solicitação do aluno e a critério do Colegiado poderá ocorrer alteração de orientador. Para apresentação do Trabalho Final, deverá o aluno, dentro dos prazos pré estabelecidos pelo colegiado, satisfazer os seguintes itens:
• Ter concluído a carga horária total do curso
• Ter a recomendação formal do orientador para a apresentação do mesmo
A apresentação do Trabalho de Conclusão será feita publicamente. Para fins de apresentação do trabalho final o aluno deverá encaminhar ao colegiado do curso 03 (três) exemplares do trabalho final. A partir desta data deverá ser fixada pelo coordenador e em acordo com o orientador a data de apresentação do trabalho final, que ocorrerá entre 15 e 45 dias após a data da entrega dos exemplares à coordenação.
Após a apresentação do trabalho se forem necessárias as devidas correções o aluno deverá realizá-las em um prazo máximo de 30 (trinta) dias e encaminhar 02 (dois) exemplares reformulados a coordenação.
O Trabalho Final será julgado por uma comissão examinadora que deverá ter como presidente o orientador do Trabalho e mais dois membros especialistas indicados pelo colegiado.
No caso de reprovação pela banca examinadora, o aluno terá direito ao prazo de 02 (dois) meses para reelaboração do trabalho e que seja marcada nova avaliação no prazo máximo de 10 (dez) dias posterior a entrega. Preferencialmente a banca examinadora deverá ser a mesma.