IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

 

Especialização do tipo Pós-graduação, Latu Senso, em Pedagogia Antroposófica

Áreas de conhecimento: Pedagogia, psicologia, administração escolar, orientação educacional.

Clientela: Portadores de Diplomas de Graduação ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação fornecido por instituições reconhecidas e/ou autorizadas a funcionar pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC, nas áreas de Pedagogia, Psicologia, e Áreas afins.

 

Objetivo Geral: Auxiliar na qualificação e capacitação de profissionais para aprimoramento profissional, a fim de permitir aos egressos participarem de atividades efetivas de práticas Pedagógicas e terapêuticas nos seus ambientes de trabalho. 

Objetivos específicos: 

- Proporcionar conhecimentos aos profissionais para desenvolverem habilidades, atitudes e competências para a atuação com a criança e jovem;

- Disponibilizar aos participantes instrumentos e técnicas voltados para a melhoria das relações interpessoais;

- Permitir que um maior número de profissionais que não tenham qualificação na área possa obter o conhecimento, a compreensão e as formas de utilização das ferramentas básicas para atuação como educador;

- Disponibilizar métodos e técnicas para compreensão, por parte de cada participante, do papel estratégico do profissional na melhoria do serviço prestado para as classes;

- Possibilitar condições para o desenvolvimento do potencial gerencial e administrativo dos participantes, incentivando-os a praticarem os conhecimentos em suas empresas;

- Ampliar os conhecimentos teóricos e práticos sobre a gestão da informação e sua aplicação nas atividades das empresas;

- Desenvolver, senso crítico para praticar a filosofia Antroposófica em qualquer tipo de organização educacional.

Justificativa:  A demanda por trabalhos com jovens e crianças exige capacitação constante. Estando a sociedade contemporânea em permanente mutação, é premente a necessidade da mudança transiente dos modelos de educação, capazes de atender aos anseios do desenvolvimento humano.

 

É comum a busca de mestres, educadores e terapeutas por uma nova forma de atender as crianças e jovens. Nesta procura muitos se encontram com a Pedagogia Antroposófica,  também conhecida como Pedagogia Waldorf ou Steineriana. Este ano a Pedagogia Antroposófica completa um século e tem escolas organizadas na maioria dos países do mundo inteiro, representando um movimento que congrega milhares de alunos, pais e professores que praticam os objetivos elencados na ementa desta proposta.

 

Constatamos uma grande demanda de professores, para todos os níveis, que se espalha para todos os países. A escola Acalento, assim como outras escolas Waldorf na Bahia, encontra grande dificuldade em contratar professores capacitados para atuarem em sala. Pode-se facilmente constatar em redes sociais a procura por professores com conhecimento mínimo, da filosofia e praticas dessa pedagogia.

 

A oferta da turma do Curso de Pós-Graduação em Pedagogia Antroposófica, ora proposta e a sua efetiva oferta, visa especializar profissionais na condução em sala de aula, assim como no lidar com as questões especificas a cada etapa do desenvolvimento, significando um grande avanço para a difusão de práticas salutar ao desenvolvimento humano.    

 

A globalização e o advento das mídias trouxeram grandes contribuições para humanidade, ao mesmo tempo em que antecipa alguns movimentos maturacional do individuo, levando os jovens a apatia e muitas vezes, a autoflagelação, tentativa de suicídio e ao suicídio propriamente dito. Por outro lado o mercado exige, cada vez mais, pessoas preparadas para tomarem iniciativas criativas, responsabilizando-se pelas consequências. As pessoas melhores preparadas são aquelas que desenvolveram e otimizaram livremente suas capacidade singulares o que de fato hoje é realizado nas escolas Antroposóficas.

 

São poucos, no entanto, os educadores efetivamente preparados para realizarem esse tio de tarefa. Entre a ideia de uma educação libertadora e a prática, há um longo caminho a percorrer. Sendo assim, toda esta categoria profissional deve estar comprometida com o desenvolvimento e com a atuação diferenciada, sob pena de perder seu espaço junto à sociedade em geral.

 

Neste contexto os profissionais precisam estar capacitados para ajudar seus alunos a desenvolverem suas habilidades e capacidades. A proposta de oferta desta turma do Curso de Pós-graduação em Pedagogia Antroposófica e a continuidade sistemática da oferta vem ao encontro das necessidades identificadas pela Escola Acalento, mensuradas pela procura intensa de informações de supostos candidatos via telefone e mídias sociais e, sobretudo, pela presença física de pretensos candidatos em palestras e cursos livres ministrados no espaço da Acalento

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ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CURSO

Oferta de Aulas, Duração e Período de Integralização do Curso: 

O curso funcionará nos turnos noturno e diurno, durante os fins de semana, dentro dos seguintes horários:

Sextas-Feiras - 19h às 22h

Sábados e Domingos - 8h30 às 17h30 

 

A carga horária será de 540 horas, distribuídas em 10 módulos e períodos para elaboração e apresentação de monografias, com duração total de integralização em 18 meses.

A opção de curso 100% remoto está disponível apenas para domiciliados fora da região metropolitana de Salvador.

Para esta modalidade, as aulas presenciais serão transmitidas ao vivo. Após estas aulas, os docentes irão interagir exclusivamente com os alunos remotos, durante cerca de 1h, para esclarecimentos.

Plataformas e instalações  (Videoconferências, salas de aula, bibliotecas, equipamentos, etc.) 

-  Para as aulas online, será utilizada a plataforma de videoconferências Zoom.

- Para as aulas presenciais, serão utilizadas as instalações e equipamentos da Escola Acalento, que se encontra devidamente equipada para tal mister.

- Biblioteca: Será utilizado o acervo bibliográfico da própria Escola Acalento, que conta com um número bastante significativo de livros e periódicos para auxílio no desenvolvimento das pesquisas.  

- As cópias reprográficas utilizadas no curso serão custeadas pelos alunos.

Administração e Organização

 

A estrutura organizacional administrativa do curso obedecerá ao disposto

I - Um colegiado, como órgão deliberativo;

II – Uma coordenação, como órgão executivo do colegiado;

III – Uma secretaria, como órgão de apoio administrativo.

 

A organização e administração ficam a cargo do Sitio Colorido Creche Escola Ltda. com a chancela da Fundação Visconde de Cairu

Coordenador do curso

 

Miriam Teles von Hauenschild (Escola Acalento) 

Mensalidade

 18 parcelas de R$ 400,00  

 

Nossos principais docentes estarão vindo de São Paulo, Brasília, Florianópolis e Minas Gerais para aulas presenciais com traslado, acomodação, alimentação e, claro, honorários por conta do curso.

A escola Acalento tem oferecido cursos de Práticas Pedagógicas Antroposóficas a preços módicos. Todavia esse curso, além das despesas com os professores acima descritas, temos também despesas com a chancela, material pedagógico, limpeza, pessoal de apoio e administrativo e aluguel do espaço.

 

 
 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 

A partir da avaliação é possível aferir os resultados alcançados pelos discentes considerando as competências estabelecidas através do perfil profissional, de modo a favorecer o percurso deste e regular as ações de sua formação, e certificar sua formação profissional.

 

Abaixo relacionamos alguns aspectos que deverão ser utilizados como critério de avaliação no curso de Pós-graduação em pedagogia Antroposófica:  

 

• Frequência no horário regular das aulas e atividades programadas; • Estudos realizados a partir das referências bibliográficas e eletrônicas sugeridas;

• Questionamentos e reflexões colocados em sala de aula, fundamentadas nas leituras e nas aulas;

• Produção de textos e apresentação de trabalhos

• Entrega de trabalhos nos prazos previstos

• Preparação, organização e participação em Seminários.

• Participação em eventos científicos e culturais, devidamente comprovada;

• Planejamento de situações práticas consoantes com um modelo teórico estudado;

• Trabalho Final de Curso. O professor deverá fazer uso das atividades acima descritas conforme a adequação das mesmas em sua disciplina. O Trabalho Final de Curso será considerado como disciplina, sendo anotado no histórico escolar do aluno o termo “Monografia” e deverá evidenciar domínio do tema escolhido e capacidade de sistematização.

 

- Para realização do Trabalho Final o aluno deverá escolher um orientador, credenciado pelo curso. Por solicitação do aluno e a critério do Colegiado poderá ocorrer alteração de orientador. Para apresentação do Trabalho Final, deverá o aluno, dentro dos prazos pré estabelecidos pelo colegiado, satisfazer os seguintes itens:

 

• Ter concluído a carga horária total do curso

• Ter a recomendação formal do orientador para a apresentação do mesmo

 

A apresentação do Trabalho de Conclusão será feita publicamente. Para fins de apresentação do trabalho final o aluno deverá encaminhar ao colegiado do curso 03 (três) exemplares do trabalho final. A partir desta data deverá ser fixada pelo coordenador e em acordo com o orientador a data de apresentação do trabalho final, que ocorrerá entre 15 e 45 dias após a data da entrega dos exemplares à coordenação.

Após a apresentação do trabalho se forem necessárias as devidas correções o aluno deverá realizá-las em um prazo máximo de 30 (trinta) dias e encaminhar 02 (dois) exemplares reformulados a coordenação.

O Trabalho Final será julgado por uma comissão examinadora que deverá ter como presidente o orientador do Trabalho e mais dois membros especialistas indicados pelo colegiado.

 

No caso de reprovação pela banca examinadora, o aluno terá direito ao prazo de 02 (dois) meses para reelaboração do trabalho e que seja marcada nova avaliação no prazo máximo de 10 (dez) dias posterior a entrega. Preferencialmente a banca examinadora deverá ser a mesma.