
PRINCIPAIS DOCENTES


FRANCISCA CAVALCANTI
Mestre em Música, na área de Educação Musical, pela UDESC/Santa Catarina. Musicoterapeuta Pós-Graduada, pela UNISUL/Santa Catarina. Cantoterapeuta pela Escola Desvendar da Voz, Bochum/Alemanha. Pedagoga Waldorf e Música no Instituto de Pedagogia Waldorf-Annener Berg, Alemanha.Atualmente é Coordenadora e docente do curso de Pós-graduação Especialização em Canto e Cantoterapia, desde 2018 pela Faculdade Rudolf Steiner.
MÓDULOS DE ENSINO
MÓDULO 0I – INTRODUÇÃO A ANTROPOSOFIA
PARTE 01 – RUDOLF STEINER E A HISTÓRIA DA PEDAGOGIA WALDORF
Docente: JOSEF YAARI
Período:
Modalidade: Presencial
PARTE 02 – COSMOGONIA
Docente: PAULO TAVARES
Período:
Modalidade: Virtual
PARTE 03 – TRIMEMBRAÇÃO HUMANA E FENOMENOLOGIA
Docentes:
Período:
Modalidade: Presencial
PARTE 04 – QUADRIMEMBRAÇÃO E TEMPERAMENTOS
Docente: JOSEF YAARI
Período:
Modalidade: Presencial
MÓDULO II – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA
Docente: CREMILDO ATANÁZIO
Período:
Modalidade: Presencial
MÓDULO III – ÉTICA E ESTÉTICA
Docentes: WASHINGTON OLIVEIRA E JULIANA FRATUCELLI
Período:
Modalidade: Presencial
MÓDULO IV - BIOGRAFIA HUMANA
Docente: FRANCISCA CAVALCANTI
Período:
Modalidade: virtual
MÓDULO V - 12 SENTIDOS E OS SETE PROCESSOS VITAIS
Docentes: JOSEF YAARI e FRANCISCA CAVALCANTI
Período:
Modalidade: Presencial
MÓDULO VI – ESTUDO DA CRIANÇA DO PRIMEIRO SETÊNIO
PARTE 01 – DESENVOLVENDO A AUTONOMIA: DO NASCIMENTO AOS TRÊS ANOS
Docentes: LEILA OLIVEIRA
Período:
Modalidade: Virtual
PARTE 02 – PRECOCIDADE INFANTIL – DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO E EXÓGENO
Docentes:
Período:
Modalidade:
PARTE 03 – A IMPORTÂNCIA DA IMAGEM NA FORMAÇÃO
Docentes: JOSÉ CARLOS MACHADO E KYRA TELES
Período:
Modalidade: Presencial
PARTE 04 – PRONTIDÃO, MOTRICIDADE E CONSIDERAÇÕES GERAIS DO PRIMEIRO SETÊNIO
Docentes: LEILA OLIVEIRA e MARIA INÊS NIGRO
Período:
Modalidade: Presencial
MÓDULO VII – ESTUDO DA CRIANÇA DO SEGUNDO SETÊNIO
PARTE 01 – QUERER, SENTIR E PENSAR: O DESENVOLVIMENTO DA VONTADE
Docentes: FRANCISCA CAVALCANTI
Período:
Modalidade: Virtual
PARTE 02 – A IMPORTÂNCIA DA CULTURA NO DESENVOLVIMENTO DO SEGUNDO SETÊNIO
Docentes:
Período:
Modalidade: Presencial
PARTE 03 – A ARTE INTEGRANDO PENSAMENTO, SENTIMENTO E VONTADE / A MUSICA NA INTEGRAÇÃO DAS ATIVIDADES ANÍMICAS
Docentes: FRANCISCA CAVALCANTI e KYRA TELES
Período:
Modalidade: Presencial
PARTE 04 – DISTÚRBIOS NA INFÂNCIA
Docentes: JOSÉ CARLOS MACHADO
Período:
Modalidade: Presencial
PARTE 05 – O PAPEL DO PROFESSOR NO SEGUNDO SETÊNIO / A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE VOCAL DO PROFESSOR
Docentes: MANUELA SOUZA, FRANCISCA CAVALCANTI e KYRA TELES
Período:
Modalidade: Presencial
PARTE 06 – SEGUNDO SETÊNIO CONSIDERAÇÕES FINAIS / A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO
Docente: MAURO POMPEU PORRINO
Período:
Modalidade: Virtual
MÓDULO VIII – METODOLOGIA
Docente: CREMILDO ATANÁZIO
Período:
Modalidade: Presencial
MÓDULO IX – ESTUDO DO TERCEIRO SETÊNIO
PARTE 01 – CURRÍCULO DO TERCEIRO SETÊNIO
Docente: MAURO POMPEU PORRINO
Período:
Modalidade: Presencial
PARTE 02 – DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO DO TERCEIRO SETÊNIO
Docentes: MAURO POMPEU PORRINO e KYRA TELES
Período:
Modalidade: Presencial
MÓDULO X – ASPECTOS LEGAIS DA PEDAGOGIA
Docentes:
Período:
Modalidade: Presencial
O programa poderá sofrer alterações, que serão comunicadas com, no mínimo, 15 dias de antecedência.
Os professores indicados para a composição do quadro docente deverão preparar e entregar à Coordenação Acadêmica, o Plano de Curso da disciplina, obedecendo a ementa, indicando bibliografia, remetendo textos para reprodução, artigos, documentários, etc., com antecedência de 30 (trinta) dias do início das aulas referente à sua disciplina.
Durante a realização dos módulos serão realizados seminários e palestras com especialistas, versando sobre a aplicação prática dos conceitos enfocados durante a apresentação das diversas disciplinas. Os Seminários e Palestras poderão ser realizados em dias e horários diferentes do previsto no calendário inicial, mediante comunicação prévia e devidamente aprovada pela Coordenação do Curso.
Os alunos terão direito a 64 horas de orientação de monografia a ser prestada pelos professores, indicados ou integrantes do quadro de docentes. Cada turma terá, no máximo, 05 alunos orientados por um mesmo professor. O aluno deverá escolher o professor orientador que possuir maior afinidade com a temática abordada no trabalho monográfico