PRINCIPAIS DOCENTES

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FRANCISCA CAVALCANTI

Mestre em Música, na área de Educação Musical, pela UDESC/Santa Catarina. Musicoterapeuta Pós-Graduada, pela UNISUL/Santa Catarina. Cantoterapeuta pela Escola Desvendar da Voz, Bochum/Alemanha. Pedagoga Waldorf e Música no Instituto de Pedagogia Waldorf-Annener Berg, Alemanha.Atualmente é Coordenadora e docente do curso de Pós-graduação Especialização em Canto e Cantoterapia, desde 2018 pela Faculdade Rudolf Steiner.

MÓDULOS DE ENSINO

MÓDULO  0I – INTRODUÇÃO A ANTROPOSOFIA

PARTE 01 – RUDOLF STEINER E A HISTÓRIA DA PEDAGOGIA WALDORF 

  

Docentes: 

Período: novembro/2021 - 19, 20, e 21

Duração: 

Modalidade: Presencial

PARTE 02 – COSMOGONIA

Docentes: 

Período: dezembro/2021 - 18 e 19

Duração: 

Modalidade: Online

 

PARTE 03 – TRIMEMBRAÇÃO HUMANA E FENOMENOLOGIA 

 

Docentes: 

Período: janeiro/2022 - 07 a 09

Duração:

Modalidade: Presencial 

PARTE 04 – QUADRIMEMBRAÇÃO E TEMPERAMENTOS

Docentes: 

Período: janeiro/2022 – 28 a 30

Duração:

Modalidade: Presencial 

MÓDULO II – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA

Docentes:

Período: fevereiro/2022 – 18 a 20 

Duração:

Modalidade: Presencial 

 

MÓDULO III – ÉTICA E ESTÉTICA

Docentes:  

Período: março/2022 – 12 e 13

Duração:

Modalidade:

 

MÓDULO IV - BIOGRAFIA HUMANA

Docentes: 

Período: abril/2022 – 14, 15, 16 e 17

Duração:

Modalidade:

 

MÓDULO V - 12 SENTIDOS E OS SETE PROCESSOS VITAIS

Docentes:  

Período: maio/2022 – 07 e 08

Duração:

Modalidade:

MÓDULO VI – ESTUDO DA CRIANÇA DO PRIMEIRO SETÊNIO

PARTE 01 – DESENVOLVENDO A AUTONOMIA: DO NASCIMENTO AOS TRÊS ANOS

  

Docentes: 

Período: maio/2022 – 27, 28 e 29

Duração: 

Modalidade: 

PARTE 02 – PRECOCIDADE INFANTIL – DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO E EXÓGENO

Docentes: 

Período: junho/2022 – 11 e 12

Duração: 

Modalidade: 

 

PARTE 03 – A IMPORTÂNCIA DA IMAGEM NA FORMAÇÃO  

 

Docentes: 

Período: maio/2022 – 25 e 26

Duração:

Modalidade:

PARTE 04 – PRONTIDÃO, MOTRICIDADE E CONSIDERAÇÕES GERAIS DO PRIMEIRO SETÊNIO

Docentes: 

Período: junho/2022 – 18, 19, 20, 21, e 22

Duração:

Modalidade: 

MÓDULO VII – ESTUDO DA CRIANÇA DO SEGUNDO SETÊNIO

PARTE 01 – QUERER, SENTIR E PENSAR: O DESENVOLVIMENTO DA VONTADE

  

Docentes: 

Período: julho/2022 – 09 e 10

Duração: 

Modalidade: 

PARTE 02 – A IMPORTÂNCIA DA CULTURA NO DESENVOLVIMENTO DO SEGUNDO SETÊNIO

Docentes: 

Período: julho/2022 – 23 e 24

Duração: 

Modalidade: 

 

PARTE 03 – A ARTE INTEGRANDO PENSAMENTO, SENTIMENTO E VONTADE   

 

Docentes: 

Período: agosto/2022 - 13 e 14

Duração:

Modalidade: 

PARTE 04 – DISTÚRBIOS NA INFÂNCIA

Docentes: 

Período: agosto/2022 – 26, 27 e 28

Duração:

Modalidade: 

PARTE 05 – O PAPEL DO PROFESSOR NO SEGUNDO SETÊNIO

Docentes: 

Período: setembro/2022 – 10 e 11

Duração:

Modalidade: 

PARTE 06 – SEGUNDO SETÊNIO CONSIDERAÇÕES FINAIS

Docentes: 

Período: setembro/2022 – 23, 24 e 25

Duração:

Modalidade: 

MÓDULO VIII – METODOLOGIA

 

Docentes: 

Período: outubro/2022 – 29 e 30

Duração:

Modalidade: 

 

 

MÓDULO IX – ESTUDO DO TERCEIRO SETÊNIO

 

PARTE 01 –

Docentes: 

Período: outubro/2022 – 14, 15, 16

Duração: 

Modalidade: Online

PARTE 02 – 

Docentes: 

Período: novembro/2022 – 28, 29 e 30

Duração: 

Modalidade: Online

 

PARTE 03 –    

 

Docentes: 

Período: dezembro/2022 – 14, 15, 16 e 17 

Duração:

Modalidade: Presencial

 

 

MÓDULO X – ASPECTOS LEGAIS DA PEDAGOGIA

Docentes: 

Período:

Duração:

Modalidade: 

Os professores indicados para a composição do quadro docente deverão preparar e entregar à Coordenação Acadêmica, o Plano de Curso da disciplina, obedecendo a ementa, indicando bibliografia, remetendo textos para reprodução, artigos, documentários, etc., com antecedência de 30 (trinta) dias do início das aulas referente à sua disciplina.

 

Durante a realização dos módulos serão realizados seminários e palestras com especialistas, versando sobre a aplicação prática dos conceitos enfocados durante a apresentação das diversas disciplinas. Os Seminários e Palestras poderão ser realizados em dias e horários diferentes do previsto no calendário inicial, mediante comunicação prévia e devidamente aprovada pela Coordenação do Curso.

 

Os alunos terão direito a 64 horas de orientação de monografia a ser prestada pelos professores, indicados ou integrantes do quadro de docentes. Cada turma terá, no máximo, 05 alunos orientados por um mesmo professor. O aluno deverá escolher o professor orientador que possuir maior afinidade com a temática abordada no trabalho monográfico