PRINCIPAIS DOCENTES

Francisaca Cavalcanti.png

FRANCISCA CAVALCANTI

Mestre em Música, na área de Educação Musical, pela UDESC/Santa Catarina. Musicoterapeuta Pós-Graduada, pela UNISUL/Santa Catarina. Cantoterapeuta pela Escola Desvendar da Voz, Bochum/Alemanha. Pedagoga Waldorf e Música no Instituto de Pedagogia Waldorf-Annener Berg, Alemanha.Atualmente é Coordenadora e docente do curso de Pós-graduação Especialização em Canto e Cantoterapia, desde 2018 pela Faculdade Rudolf Steiner.

MÓDULOS DE ENSINO

MÓDULO  0I – INTRODUÇÃO A ANTROPOSOFIA

PARTE 01 – RUDOLF STEINER E A HISTÓRIA DA PEDAGOGIA WALDORF 

  

Docente: JOSEF YAARI  

Período: 

Modalidade: Presencial

PARTE 02 – COSMOGONIA

Docente: PAULO TAVARES 

Período: 

Modalidade: Virtual

 

PARTE 03 – TRIMEMBRAÇÃO HUMANA E FENOMENOLOGIA 

 

Docentes: 

Período: 

Modalidade: Presencial 

PARTE 04 – QUADRIMEMBRAÇÃO E TEMPERAMENTOS

Docente: JOSEF YAARI 

Período: 

Modalidade: Presencial 

MÓDULO II – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA

Docente: CREMILDO ATANÁZIO

Período: 

Modalidade: Presencial 

 

MÓDULO III – ÉTICA E ESTÉTICA

Docentes: WASHINGTON OLIVEIRA E JULIANA FRATUCELLI 

Período: 

Modalidade: Presencial

 

MÓDULO IV - BIOGRAFIA HUMANA

Docente: FRANCISCA CAVALCANTI

Período: 

Modalidade: virtual

 

MÓDULO V - 12 SENTIDOS E OS SETE PROCESSOS VITAIS

Docentes: JOSEF YAARI e FRANCISCA CAVALCANTI

Período: 

Modalidade: Presencial

MÓDULO VI – ESTUDO DA CRIANÇA DO PRIMEIRO SETÊNIO

PARTE 01 – DESENVOLVENDO A AUTONOMIA: DO NASCIMENTO AOS TRÊS ANOS

  

Docentes: LEILA OLIVEIRA

Período: 

Modalidade: Virtual

PARTE 02 – PRECOCIDADE INFANTIL – DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO E EXÓGENO

Docentes: 

Período: 

Modalidade: 

 

PARTE 03 – A IMPORTÂNCIA DA IMAGEM NA FORMAÇÃO  

 

Docentes: JOSÉ CARLOS MACHADO E KYRA TELES

Período:

Modalidade: Presencial

PARTE 04 – PRONTIDÃO, MOTRICIDADE E CONSIDERAÇÕES GERAIS DO PRIMEIRO SETÊNIO

Docentes: LEILA OLIVEIRA e MARIA INÊS NIGRO

Período: 

Modalidade: Presencial

MÓDULO VII – ESTUDO DA CRIANÇA DO SEGUNDO SETÊNIO

PARTE 01 – QUERER, SENTIR E PENSAR: O DESENVOLVIMENTO DA VONTADE

  

Docentes: FRANCISCA CAVALCANTI

Período: 

Modalidade: Virtual

PARTE 02 – A IMPORTÂNCIA DA CULTURA NO DESENVOLVIMENTO DO SEGUNDO SETÊNIO

Docentes: 

Período: 

Modalidade: Presencial

 

PARTE 03 – A ARTE INTEGRANDO PENSAMENTO, SENTIMENTO E VONTADE / A MUSICA NA INTEGRAÇÃO DAS ATIVIDADES ANÍMICAS

 

Docentes: FRANCISCA CAVALCANTI e KYRA TELES

Período: 

Modalidade: Presencial

PARTE 04 – DISTÚRBIOS NA INFÂNCIA

Docentes: JOSÉ CARLOS MACHADO

Período: 

Modalidade: Presencial

PARTE 05 – O PAPEL DO PROFESSOR NO SEGUNDO SETÊNIO / A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE VOCAL DO PROFESSOR

Docentes: MANUELA SOUZA, FRANCISCA CAVALCANTI e KYRA TELES

Período: 

Modalidade: Presencial

PARTE 06 – SEGUNDO SETÊNIO CONSIDERAÇÕES FINAIS / A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO

Docente: MAURO POMPEU PORRINO

Período: 

Modalidade: Virtual

MÓDULO VIII – METODOLOGIA

 

Docente: CREMILDO ATANÁZIO

Período: 

Modalidade: Presencial

 

 

MÓDULO IX – ESTUDO DO TERCEIRO SETÊNIO

 

PARTE 01 – CURRÍCULO DO TERCEIRO SETÊNIO

Docente: MAURO POMPEU PORRINO

Período: 

Modalidade: Presencial

PARTE 02 – DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO DO TERCEIRO SETÊNIO

Docentes: MAURO POMPEU PORRINO e KYRA TELES

Período: 

Modalidade: Presencial

 

MÓDULO X – ASPECTOS LEGAIS DA PEDAGOGIA

Docentes: 

Período: 

Modalidade: Presencial

O programa poderá sofrer alterações, que serão comunicadas com, no mínimo, 15 dias de antecedência.

 

Os professores indicados para a composição do quadro docente deverão preparar e entregar à Coordenação Acadêmica, o Plano de Curso da disciplina, obedecendo a ementa, indicando bibliografia, remetendo textos para reprodução, artigos, documentários, etc., com antecedência de 30 (trinta) dias do início das aulas referente à sua disciplina.

 

Durante a realização dos módulos serão realizados seminários e palestras com especialistas, versando sobre a aplicação prática dos conceitos enfocados durante a apresentação das diversas disciplinas. Os Seminários e Palestras poderão ser realizados em dias e horários diferentes do previsto no calendário inicial, mediante comunicação prévia e devidamente aprovada pela Coordenação do Curso.

 

Os alunos terão direito a 64 horas de orientação de monografia a ser prestada pelos professores, indicados ou integrantes do quadro de docentes. Cada turma terá, no máximo, 05 alunos orientados por um mesmo professor. O aluno deverá escolher o professor orientador que possuir maior afinidade com a temática abordada no trabalho monográfico